Estudo das células - A igreja em Atos 6

 


PROGRAMA DAS CÉLULAS

Buscando alinhamento e gerando unidade

Líderes segundo o modelo de Cristo Jesus

 

Material de auxílio para o/a líder da célula

1. Oração inicial – período de invocação ao Espírito Santo; O/a líder ora ou pede previamente a um discípulo/a para orar.

2. Louvor – momento de adoração e quebrantamento; não será necessário um instrumentista, pode-se utilizar um aparelho de cd.

3. Quebra gelo – tornar o clima mais agradável. Pode-se usar uma ilustração ou uma dinâmica; ambas precisam estar em conformidade com a palavra que será compartilhada.

4. Testemunho – importante para encorajamento de todos/as; recomenda-se que as pessoas que já são discípulos/as façam esse momento.

5. Palavra – momento de compartilhar a palavra; O líder media e facilita esse compartilhamento.

 

REFLEXÃO

Tema: Da série: O poder da unidade na igreja.

Subtema: A igreja em Atos 6

Texto: Atos 6.1-7.

       

Introdução

·   Não há igreja perfeita! A comunidade de Jerusalém em Atos 6 revela esta verdade. A multiplicação do número dos discípulos também multiplicou o volume de conflitos na igreja, provando que, onde tem gente, tem problemas. 

Na distribuição diária estava havendo uma injustiça na assistência das viúvas helénicas; elas estavam sendo esquecidas nesta distribuição, enquanto as viúvas hebreias eram favorecidas. A igreja em Atos dos apóstolos se revela como uma comunidade com muitos erros, mas dispostos a reparar estes erros; isto deve nos ensinar que não há igreja perfeita, mas existe uma igreja imperfeita decidida a se aperfeiçoar em Cristo Jesus. 

Não procure igreja perfeita, pois a sua busca será incansável e sem fim. 

      Lições extraídas da igreja em Atos 6
  1.       O crescimento da igreja também traz crescimento de conflitos. A igreja é a assembleia de gente e onde tem gente tem problemas (vers. 1). A igreja não é lugar de perfeição e sim um aglomerado de pessoas imperfeitas em busca de aperfeiçoamento. Você já ouviu alguém dizer: "Não fico nesta igreja porque tem muita fofoca"; só um bom fofoqueiro sente cheio fofoca a distância. Esse tipo de gente não entendeu ainda que é na caminhada da igreja que alguns maus-costumes vão sendo deixado pelo caminho.
  2.       Conflitos existem, mas não se podem empurrar com a barriga (procrastinação). O versículo 2 e 3 mostra que havia um problema, mas a igreja estava disposta a resolve-lo imediatamente. Não podemos deixar pra depois as pendências na igreja, precisamos resolve-los o quanto antes, sempre no amor, na paz, manifestando o fruto do Espírito (Ef. 5.22-23).
  3.        A solução acontece quando há gente de boa reputação, cheias do Espírito Santo e de sabedoria. O verso 3 aponta as virtudes de quem está inclinado a solucionar conflitos. A má reputação revela indiferença, orgulho e insensibilidade. 
  4.        A consciência dos papéis no serviço da missão. Os apóstolos não poderiam parar naquilo pelo qual eles foram chamados a fazer, isto é, permanecer no ministério da oração e da palavra para servir as mesas. Entender que cada um tem um papel no serviço da missão de Deus é importante para não sobrecarregar. A falta deste entendimento dificulta o avanço da igreja e cansa os que estão fazendo o trabalho dobrado. Quem não trabalha na seara do Senhor está se omitindo e prejudicando todo o corpo.
  5.        A maturidade para solucionar conflitos mantém a porta aberta para o crescimento da igreja. Os versos 6 e 7 mostra que a maturidade em resolver conflitos ajuda a igreja a continuar crescendo. Os problemas não impede a multiplicação dos discípulos, mas a não disposição em resolve-los, sim. 
       Você acredita que há igreja perfeita? 
            
   
     Conclusão
      Não haverá uma igreja perfeita, pois os que nela estão são imperfeitos. Exigir de uma comunidade de fé algo que não somos capazes de dar é injusto e desonesto. O desafio está exatamente na capacidade de nos ajudar mutuamente para que em Cristo Jesus sejamos aperfeiçoados a cada dia. Não é uma tarefa fácil, mas necessária.

6. A ênfase na visão: Nossa paixão é cuidar de gente – muito importante motivar aos discípulos/as que precisam multiplicar novos/as discípulos/as para Jesus;

7. Anúncios – divulgar a agenda da igreja local;

8. Comunhão – um lanche após o término. Traz relacionamento e gera laços.

 

 

 

 

Pr. Rafael Bernardo

 

 

 

Anotações

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo para células - o amor que constrange

Estudo das células - Da série: O poder da unidade na igreja

Estudo das células - Gratidão como ato de reciprocidade e resposta a Deus