Estudo das células - A paixão é o que nos move


 PROGRAMA DAS CÉLULAS

Buscando alinhamento e gerando unidade

Líderes segundo o modelo de Cristo Jesus

 

Material de auxílio para o/a líder da célula

1. Oração inicial – período de invocação ao Espírito Santo; O/a líder ora ou pede previamente a um discípulo/a para orar.

2. Louvor – momento de adoração e quebrantamento; não será necessário um instrumentista, pode-se utilizar um aparelho de cd.

3. Quebra gelo – tornar o clima mais agradável. Pode-se usar uma ilustração ou uma dinâmica; ambas precisam estar em conformidade com a palavra que será compartilhada.

4. Testemunho – importante para encorajamento de todos/as; recomenda-se que as pessoas que já são discípulos/as façam esse momento.

5. Palavra – momento de compartilhar a palavra; O líder media e facilita esse compartilhamento.

 

REFLEXÃO

Tema: Da série: PAIXÃO.

Subtema: A paixão é o que nos move

Texto: Lucas 22.39-46.

       

Introdução

 A paixão se traduz na atualidade como um sentimento compulsivo e desenfreado;

Eleva e altera as emoções;

Essas alterações emocionais trazem consequências no corpo, como: respiração ofegante, coração acelerado e etc.

Em alguns casos geram atitudes extremas;

Uma pessoa tomada pela paixão é percebida de longe.

A palavra paixão  vem do latim PASSION e quer dizer: sofrimento, ato de suportar, isto é, alguém que se necessário for sofre para defender um ideal. No caso de Jesus, o seu "ideal" era está no centro da vontade de Deus. Jesus mesmo declarou no verso 42 "...Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua", ainda que se fosse necessário beber do cálice amargo. A paixão de Cristo se traduz em concluir a obra redentora, mesmo que esse caminho o leva-se ao sofrimento. Se temos Jesus como modelo, a paixão precisa ser combustível que nos leve ao centro da vontade de Deus.


A PAIXÃO NOS MOVIMENTA

Quem é apaixonado por Jesus será conduzido pelo mesmo sentimento.

A paixão nos leva aos lugares - Jesus foi conduzido ao deserto ( Mt. 4.1), assim como ele foi levado ao monte das Oliveiras (Lc. 22.39). Nem sempre a paixão nos levará a lugares de celebração, festas ou algo assim; ela também poderá nos conduzir a lugares de constrangimentos, dores e sofrimento, contudo temos a convicção de que venceremos em Cristo Jesus.

A paixão nos leva as pessoas - Assim como Jesus ia ao encontro das pessoas, nós também precisamos ir ao encontro delas (Mt. 9.35-38). Não devemos ter fobia de gente, pois o nosso chamado é o ide de fazei discípulos de todas as nações (Mt. 28.19).

A paixão nos faz se alegrar com a perseguição - A perseguição pela causa do evangelho revela que estamos no caminho certo. Jesus disse que devemos nos alegrar com isso (Mt. 5.11-12). Quem anda na luz só poderá fazer a diferença em meio a escuridão. A tentativa das trevas em desconstruir a nossa imagem é o sinal de que precisamos para entender que estamos agradando a Deus. 

A paixão nos torna leais ao projeto do reino de Deus - "vestir a camisa" é uma expressão popular para dizer que estamos envolvidos totalmente. Precisamos ser leais ao que o Senhor requer de nós; não sejamos seduzidos por essa "fé leilão", isto é, quem dá mais, leva. Sirvamos a Deus no lugar em que Ele nos colocou, vestindo a camisa e trabalhando para que o reino de Deus seja implantado no lugar onde estamos inseridos. Não se venda, não negocie a vontade de Deus. Jesus foi fiel até o final, então sejamos fieis também.


     Você entendeu o que é paixão?
     Você é uma pessoa apaixonada por Jesus?

     Conclusão
     A paixão movimentou o Mestre em todo o seu ministério, levando-o a cumprir a vontade do Pai, e isto fez com que Ele não negociasse os princípios de Deus. Assim com Ele, sejamos homens e mulheres apaixonados (as) por Deus como Ele foi. 

   6. A ênfase na visão: Nossa paixão é cuidar de gente – muito importante motivar aos discípulos/as que precisam multiplicar novos/as discípulos/as para Jesus;

7. Anúncios – divulgar a agenda da igreja local;

8. Comunhão – um lanche após o término. Traz relacionamento e gera laços.

 

 

 

 

Pr. Rafael Pontes

 

 

 

Anotações

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo para células - o amor que constrange

Estudo das células - Da série: O poder da unidade na igreja

Estudo das células - Gratidão como ato de reciprocidade e resposta a Deus