Estudo das células - Jesus é o Caminho que promove mudanças e experiências



2019
O ANO DO ALINHAMENTO







PROGRAMA DAS CÉLULAS
Buscando alinhamento e gerando unidade

Material de auxílio para o/a líder da célula
1. Oração inicial – período de invocação ao Espírito Santo; O/a líder ora ou pede previamente a um discípulo/a para orar.
2. Louvor – momento de adoração e quebrantamento; Não será necessário um instrumentista, pode-se utilizar um aparelho de cd.
3. Quebra gelo – tornar o clima mais agradável. Pode-se usar uma ilustração ou uma dinâmica; Ambas precisam estar em conformidade com a palavra que será compartilhada.
4. Testemunho – importante para encorajamento de todos/as; Recomenda-se que as pessoas que já são discípulos/as façam esse momento.
5. Palavra – momento de compartilhar a palavra; O líder media e facilita esse compartilhamento.

REFLEXÃO
Tema: Jesus é o Caminho que promove mudanças e experiências
Texto:
“pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”. Atos 4. 20.
“Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: — Tu, Soberano Senhor, fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há! Disseste por meio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: “Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? Os reis da terra se levantaram, e as autoridades se juntaram contra o Senhor e contra o seu Ungido.” — Porque de fato, nesta cidade, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, se juntaram contra o teu santo Servo Jesus, a quem ungiste, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram. Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que anunciem a tua palavra com toda a ousadia, enquanto estendes a tua mão para fazer curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo Servo Jesus. Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus”. Atos 4. 24-31.

Os evangelhos revelam que por onde Jesus passou, deixou um rastro de transformação; lugares foram alcançados e principalmente pessoas nunca mais foram as mesmas. Samaria é um exemplo disso, pois não há como desconectar o avivamento destacado lá (registrado no capítulo 8 de Atos) sem remeter-se ao dia em que Jesus passou por ali; num encontro em que paradigmas foram quebrados e uma cidade (Sicar) foi alcançada. Uma mulher samaritana (Jo. 4) num diálogo com Jesus foi profundamente envolvida pela graça transformadora aplicada pelo Senhor; seu testemunho em sua cidade promoveu um impacto de conversão. Um forte exemplo de uma transformação de vida que gerou uma cidade transformada.

Alguns outros exemplos interessantes que queremos destacar:
·         A cura de um leproso (Mt. 8. 1-4) – após um extenso sermão, Jesus desce do monte e se depara com um leproso que lhe faz um pedido, dizendo: “Senhor, se quiser, pode me purificar”. Uma pessoa nessas condições era marginalizada e obrigatoriamente deveria morar longe da cidade, sua residência era um lugar chamado de leprosário, onde se vivia na companhia de outros leprosos. Este isolamento também gerava problemas de cunho emocional o que agravava ainda mais a situação; mas aquele leproso foi surpreendido ao ouvir a resposta de Jesus mediante a sua pergunta, pois Ele disse: “Quero, sim. Fique limpo! No mesmo instante a lepra desapareceu e aquele homem foi transformado plenamente. Aleluia!
·         A viúva de Naim (Lc. 7. 11-17) – um cortejo fúnebre acontecia na cidade de Naim por causa de uma viúva que perdera seu único filho. Uma multidão se lamentava em luto; do lado oposto outra numerosa multidão de discípulos acompanhavam o seu Mestre em mais uma caravana. Ambas se cruzaram no caminho e Jesus se compadeceu da viúva e lhe disse: “Não chore!” Ele toca no caixão onde o menino se encontrara e lhe ordenou que se levantasse e imediatamente o milagre da ressurreição aconteceu, trazendo alegria em meio ao luto. Glória a Deus!
·         A mulher do fluxo de sangue (Lc. 8. 43-48) – uma mulher com uma hemorragia jazia 12 anos e tendo gastado todos os seus recursos não via outra alternativa em sua vida exceto em tocar na orla das vestes de Jesus, o que promoveu um estanque da hemorragia trazendo-lhe cura. Jesus indaga a multidão dizendo que alguém lhe havia tocado; a mulher ainda trêmula prostrou-se diante dele e declarou o motivo do toque; Jesus então disse a ela: “Filha, você foi salva, porque teve fé. Vá em paz”.

As três narrativas nos mostram que o encontro com Jesus não promoveu apenas uma cura física, mas uma transformação integral nas pessoas, pois o poder de Deus manifestado em Jesus Cristo atinge necessidades aparentes, mas principalmente internas. Resumir a ação de Jesus apenas a aspectos físicos é diminuir a intensidade do evangelho.

A loucura de ter tido um encontro com Jesus
O texto base deste estudo aponta para um momento em que dois apóstolos (Pedro e João) se encontram “entre a cruz e a espada”, pois ambos foram pressionados pelos saduceus a não mais pregarem o Nome de Jesus sob a pena de serem açoitados e possivelmente a morte, no entanto o comportamento deles revela essa “loucura” de ter vivido um encontro com Jesus, pois eles declararam que não deixariam de falar daquilo que tinham visto e ouvido, ou seja, uma vez interpelado pelo Senhor Jesus, não cabe mais deixar de obedecê-lo. Ainda sob ameaças, Pedro e João foram soltos; eles procuraram os irmãos para contar-lhes o ocorrido e se alegraram muitíssimo com isso, possivelmente lembraram-se da palavra deixada por Jesus em Mateus 5. 11-12, que diz: Bem-aventurados são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês. Alegrem-se e exultem, porque é grande a sua recompensa nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. O resultado disto foi que o Espírito Santo desceu sobre o lugar que tremeu e todos ficaram cheios e continuaram com intrepidez anunciando a palavra de Deus, nos ensinando que quanto mais envolvidos com Jesus mais cheios do Espírito Santo seremos e novas experiências virão.

CONCLUSÃO
É bem verdade que quanto mais nos envolvemos com Cristo Jesus mais responsáveis seremos dos nossos atos, pois exigirá uma postura que revele o Seu caráter, no entanto, também nos permitirá experimentar coisas que jamais vimos. Se entregue a Ele de corpo e alma e veja a diferença!

Reflitam e compartilhem
1.      Você já viveu uma experiência com Jesus? Como foi esse encontro?
2.      A sua entrega a Jesus tem sido parcial ou integral?
3.      Se Jesus se entregasse na mesma medida que você se entrega a Ele, quanto seria essa medida? Ruim – Regular – Média – Ótima – Excelente?

Oremos juntos: Senhor Deus, eu quero ter um encontro com Jesus e me entregar a Ele na mesma medida em que Ele se entregou a mim, quero viver para servi-lo, mesmo diante das tribulações, me ajuda pelo poder do Espírito Santo em nome de Jesus Cristo. Amém.

6. A ênfase na visão: Gerando vidas em Cristo e cuidando delas com excelência – muito importante motivar aos discípulos/as que precisam multiplicar novos/as discípulos/as para Jesus;
7. Anúncios – divulgar a agenda da igreja local;
8. Comunhão – um lanche após o término. Traz relacionamento e gera laços.




Pr. Rafael Bernardo
Anotações
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo para células - o amor que constrange

Estudo das células - Da série: O poder da unidade na igreja

Estudo das células - Gratidão como ato de reciprocidade e resposta a Deus