Estudo das células - Quatro marcas na vida de um discípulo em missão



2019
O ANO DO ALINHAMENTO









PROGRAMA DAS CÉLULAS
Buscando alinhamento e gerando unidade

Material de auxílio para o/a líder da célula
1. Oração inicial – período de invocação ao Espírito Santo; O/a líder ora ou pede previamente a um discípulo/a para orar.
2. Louvor – momento de adoração e quebrantamento; Não será necessário um instrumentista, pode-se utilizar um aparelho de cd.
3. Quebra gelo – tornar o clima mais agradável. Pode-se usar uma ilustração ou uma dinâmica; Ambas precisam estar em conformidade com a palavra que será compartilhada.
4. Testemunho – importante para encorajamento de todos/as; Recomenda-se que as pessoas que já são discípulos/as façam esse momento.
5. Palavra – momento de compartilhar a palavra; O líder media e facilita esse compartilhamento.

REFLEXÃO
Tema: Quatro marcas na vida de um discípulo em missão
Texto: Atos 8. 4-8, 26-40.

A narrativa do texto proposta nesta reflexão aborda a história de um diácono (At. 6. 5) que Deus usou para estabelecer um grande avivamento na cidade de Samaria. Este evento aconteceu em face de uma forte perseguição que aconteceu em Jerusalém no primeiro século d.C.; comandada por Saulo de Tarso, a igreja passa a experimentar um fenômeno chamado de diáspora, isto é, a comunidade de fé se espelha em novos territórios em Israel e Samaria acaba sendo assistida por esta dispersão.
Filipe pelo impulso do Espírito Santo passa a anunciar a Cristo Jesus na cidade e consequentemente por este poder, pessoas também são curadas de suas enfermidades e mazelas. Samaria começa a viver o sobrenatural de Deus!
Este personagem chamado Filipe, que Deus usou para promover um impacto em Samaria, é carregado de algumas marcas que se manifesta no caráter de um discípulo em missão. Vejamos.

As marcas de um discípulo
A partir do vers. 26, Filipe deixa uma igreja em crescimento para atender a necessidade de um Eunuco, o que nos mostra que ele valoriza uma multidão sem desprezar uma alma. Este diácono tem sobre si quatro marcas importantes. Notemos.
1.      Não se submete a zona de conforto – (At. 8. 26). “Levante-se e vá...”, o anjo lhe ordena que se levantasse e o mesmo se levantou e foi (At. 8. 27). Um dos grandes perigos na vida de um discípulo e discípula é se amoldar a uma realidade que produza ociosidade, pois isto traz engessamento na vida espiritual. Por isso, em alguns casos, o Senhor “mexe” em nossas vidas na intenção de gerar movimento novamente. Só tem glória quem se levanta (Is. 60. 1).

Você tem coragem de sair da sua zona de conforto para cumprir o ide do Senhor Jesus?

2.      Obediente à voz do Espírito Santo – (At. 8. 29).  Filipe recebe a ordem do Espírito para se aproximar do Eunuco e ele imediatamente obedeceu; discípulos do Senhor não se negam a atender uma ordenança de seu Mestre, pois a sua alegria se dá em corresponder positivamente a Sua voz (Sl. 100. 2).

Até que ponto você tem obedecido à voz do Espírito Santo?

3.      Habilidoso nas escrituras – (At. 8. 35). Filipe ouve o Eunuco lendo o texto do profeta Isaías, que sem muita compreensão da interpretação, ele o pergunta: “Peço que você me explique...” (vers. 34) e então, sabedor da fidedigna explicação das escrituras, Filipe o esclarece dizendo que se tratava da pessoa de Jesus Cristo. Manusear a bíblia é necessário na vida de um discípulo e uma discípula; Jesus deixou uma palavra que revela esta verdade (Jo. 5. 39). Outros textos: Js. 1. 8; Sl. 1. 2; Mt. 22. 29; IITm. 2. 15.

Quanto tempo você se dedica na leitura da bíblia sagrada?

4.      Tem paixão por gente – Filipe deixou uma igreja para atender a demanda de um Eunuco, justamente por estimar uma alma que carecia da revelação do Filho de Deus. Pessoas são mais importantes do que coisas e neste sentido, se faz necessário imprimirmos valor a quem o Senhor valoriza. Dediquemo-nos a cuidar de alguém ou de alguns.

Você acredita que foi vocacionado a cuidar de gente?

CONCLUSÃO
Em nossos dias se faz necessário um reavivamento, ou seja, trazer de volta a originalidade da proposta de Jesus aplicada por seu ministério e reproduzida pelos seus discípulos e discípulas, no entanto, este fenômeno espiritual acontecerá na medida em que os que declaram o Senhorio de Deus também se submetam a Sua voz.

Reflitam e compartilhem
1.      Você se reconhece como um discípulo/a?
2.      Você obedece integralmente ou parcialmente a voz do Espírito Santo?
3.      Se você diz que ama a Deus, como esse amor se revela na vida do seu próximo?

Oremos juntos: Deus, eu conheço as minhas limitações, mas sei também que é pelo teu poder que posso avançar na missão, então me ajuda pelo poder do Espírito Santo em nome de Jesus Cristo. Amém.

6. A ênfase na visão: Gerando vidas em Cristo e cuidando delas com excelência – muito importante motivar aos discípulos/as que precisam multiplicar novos/as discípulos/as para Jesus;
7. Anúncios – divulgar a agenda da igreja local;
8. Comunhão – um lanche após o término. Traz relacionamento e gera laços.




Pr. Rafael Bernardo
Anotações
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo para células - o amor que constrange

Estudo das células - Da série: O poder da unidade na igreja

Estudo das células - Gratidão como ato de reciprocidade e resposta a Deus