Estudo das células - Deus achou graça na família



2019
O ANO DO ALINHAMENTO 









PROGRAMA DAS CÉLULAS
Buscando alinhamento e gerando unidade

Material de auxílio para o/a líder da célula
1. Oração inicial – período de invocação ao Espírito Santo; O/a líder ora ou pede previamente a um discípulo/a para orar.
2. Louvor – momento de adoração e quebrantamento; Não será necessário um instrumentista, pode-se utilizar um aparelho de cd.
3. Quebra gelo – tornar o clima mais agradável. Pode-se usar uma ilustração ou uma dinâmica; Ambas precisam estar em conformidade com a palavra que será compartilhada.
4. Testemunho – importante para encorajamento de todos/as; Recomenda-se que as pessoas que já são discípulos/as façam esse momento.
5. Palavra – momento de compartilhar a palavra; O líder media e facilita esse compartilhamento.

REFLEXÃO
Tema: Deus achou graça na família
Texto: Gn. 7. 1; 8. 13-18.

A família biblicamente é a primeira instituição criada por Deus (Gn. 2. 24), isto denota o valor impresso pelo Criador no que se refere a esta instituição. O texto usado para a nossa reflexão aborda a experiência de uma família em que Deus achou graça e definiu que a mesma seria poupada de um dilúvio que estaria por vir. Noé, o patriarca, assume a sua missão em construir uma arca para atender uma ordem divina; após o término desse fenômeno, Noé e sua família começa uma nova história da civilização do mundo antigo.
Neste presente estudo iremos nos debruçar nas possíveis situações que ocorreram com eles enquanto estavam dentro da arca. Vejamos.

Enquanto isso dentro da arca...

40 dias e 40 noites foi o período em que a chuva caiu sobre a terra (Gn. 7. 12), mas as águas só escoaram totalmente muito tempo depois (Gn. 8. 3), no entanto, esse tempo entre o dilúvio e o declive da água, o que se pode pensar acerca desta família no que se refere as atividades dentro da arca? Vamos refletir!
O cuidado com os animais – é possível que houvesse uma organização das tarefas no cuidado com os bichos em face das necessidades. Várias espécies aglomeradas na arca exigiriam desta família uma ação conjunta para atender todas estas demandas, isto é, todos envolvidos para um bem comum.
A unidade no lar nos permite lidar melhor e com mais eficiência as adversidades da vida, pois juntos somos mais fortes (Is. 41. 6).
A distribuição nas tarefas – é possível que cada pessoa dentro da arca, estava cumprindo a sua missão, isto denota que o mais importante não é o que se faz, e sim que cada um/a precisa estar envolvido numa obrigação.
Numa família coesa (At. 4. 32), cada indivíduo/a deve cumprir com suas responsabilidades.
O incentivo do diálogo – não havia ninguém dentro da arca a não ser os próprios integrantes desta família; provavelmente isto promoveu um ambiente de diálogo entre eles. A conversa entre a família é uma atividade relevante para a consolidação dos vínculos afetivos e se faz necessário ser estimulada.
Vivemos num mundo onde a comunicação tecnológica tem nos deixado incomunicáveis e com isso, criando certo distanciamento entre os familiares.
Pensar nesta história de Noé apenas na perspectiva do dilúvio é não observar outros interesses de Deus neste contexto. Valores e princípios num lar em que Deus é Senhor se faz necessário estar presentes.
CONCLUSÃO
Deus valoriza a família e a estimula viver sob esses princípios; aprecie e invista em seu lar, mesmo que algumas dificuldades estejam presentes. Lembre-se sempre que não há família perfeita, mas há sempre solução em Deus. Creia nisto, pois Deus achou graça em sua família.

Reflitam e compartilhem
1.      Você imprime valor a sua família?
2.      O trabalho em equipe é uma das marcas da sua vida em família?
3.      Quanto tempo você gasta dialogando com as pessoas do seu lar?

Oremos juntos: Deus, o Senhor achou graça na família de Noé e eu creio que também esta mesma graça está sobre o meu lar, então me comprometo a valorizar e investir com todas as minhas forças em minha família. Ajuda-me no poder do Espírito Santo em nome de Jesus Cristo. Amém.

6. A ênfase na visão: Gerando vidas em Cristo e cuidando delas com excelência – muito importante motivar aos discípulos/as que precisam multiplicar novos/as discípulos/as para Jesus;
7. Anúncios – divulgar a agenda da igreja local;
8. Comunhão – um lanche após o término. Traz relacionamento e gera laços.




Pr. Rafael Bernardo
Anotações
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo para células - o amor que constrange

Estudo das células - Da série: O poder da unidade na igreja

Estudo das células - Gratidão como ato de reciprocidade e resposta a Deus