Estudo das células - A maturidade na fé é a chave para alcançarmos propósitos divinos


  PROGRAMA DAS CÉLULAS

Buscando alinhamento e gerando unidade

Líderes segundo o modelo de Cristo Jesus

 

Material de auxílio para o/a líder da célula

1. Oração inicial – período de invocação ao Espírito Santo; O/a líder ora ou pede previamente a um discípulo/a para orar.

2. Louvor – momento de adoração e quebrantamento; não será necessário um instrumentista, pode-se utilizar um aparelho de cd.

3. Quebra gelo – tornar o clima mais agradável. Pode-se usar uma ilustração ou uma dinâmica; ambas precisam estar em conformidade com a palavra que será compartilhada.

4. Testemunho – importante para encorajamento de todos/as; recomenda-se que as pessoas que já são discípulos/as façam esse momento.

5. Palavra – momento de compartilhar a palavra; O líder media e facilita esse compartilhamento.

 

REFLEXÃO

Tema: A maturidade na fé é a chave para alcançarmos os propósito divinos.

Textos: Gn. 41.38-46

       

Introdução

·         Um pai ou uma mãe, em sã consciência, colocaria um objeto cortante na mão de uma criança? É óbvio que não! Criança não tem maturidade para manusear tal objeto. O problema não está no objeto em sim, mas na incapacidade dessa criança na utilização do mesmo. A resposta então está na falta de maturidade.

     Deus havia feito uma promessa a José (Gn. 37.7-11), contudo existia um longo processo que estaria em curso para a conclusão desta promessa. Esse processo que se inicia com a sua venda como escravo para o Egito até o momento em que ele se tornou um soberano (governador), construiu nele a maturidade para exercer com maestria os propósitos de Deus. 

     Deus tem sonhos com cada um de nós e Ele está disposto a investir tudo para que esses sonhos se realizem, contudo existe um caminho a ser percorrido; entre a palavra liberada e a palavra cumprida existe um processo que tem como objetivo gerar crescimento e maturidade em nós para estarmos habilitados em Deus para administrar o que será colocado em nossas mãos. Não fuja dos processos!


     Quatro lições que promoveram amadurecimento na vida de José

      No dia em que Deus revelou a José em sonho os seus designos, José não tinha estrutura suficiente para comandar o Egito, no entanto Deus, por sua infinita sabedoria, começa um intenso processo de maturação. 

     Você está disposto(a) a alcançar os sonhos de Deus na sua vida?

     1. Saiba lidar com as traições - José foi lançado numa cisterna e vendido por seus irmão como escravo (Gn. 37.24-28). Traições, em várias esferas, são dolorosas e desconfortantes, contudo precisamos está preparados(as) para essas coisas. Uma pessoa que quer voar nas asas dos sonhos de Deus precisará superar as traições que possam ocorrer em sua vida. Jesus tinha um Judas, Moisés tinha Coré, Datã e Abirão e muitos outros experimentaram a dores de serem traídos.

     2. Saiba administrar o pouco que Deus colocou em suas mãos - José foi comprado por Potifar como escravo, mas prosperou em tudo o que fazia tornando-se um administrador da casa de Potifar (Gn. 39.1-4). Para José administrar o Egito precisava provar a sua capacidade de administrar algo menor. Se não cuidamos direito do pouco que está em nossas mãos que garantia poderemos dar em cuidar de grandes obras? A bíblia diz: "E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor". Mt. 25.21.

     3. Aprenda a lidar com o tempo - José esperou aproximadamente 13 anos para que a promessa fosse cumprida. Aprenda a guardar o seu coração (Pv. 4.23), pois a ansiedade pode tornar o processo insustentável (Sl. 46.10).

         4. Aprenda a não carregar mágoas - José tinha todos os motivos para se indignar com as injustiças atribuídas a ele; sofreu o jugo de uma traição, foi levado como escravo em terra estranha, lançaram sobre ele falso testemunho, foi enviado para um cárcere injustamente e mesmo assim foi capaz de perdoar seus irmãos e até agradecê-los pelo feito, pois José via a mão de Deus em tudo. A maturidade nos permite enxergar as circunstâncias por uma outra ótica. 

     Quem carrega mágoas na alma se encontra impossibilitado para administrar as promessas de Deus. As mágoas e os rancores não podem oxigenar as nossas decisões. 

     "Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei sair daqui a todo o homem; e ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.
E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egípcios o ouviam, e a casa de Faraó o ouviu.
E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face.
E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.
Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito
". Gn. 45.1-8.


Você entende a importância dos processos em sua vida para o amadurecimento?

      Você está disposto(a) a não abrir mão dos processos para alcançar os sonhos de Deus em sua vida?


 Conclusão

      José viveu todos esses constrangimentos , mas existia um propósito em tudo isso. Deus nos assegura de que todas as coisas irão cooperar para o bem daqueles que o amam e são chamados por seus decretos (Rm. 8.28). Não anule os processos em sua vida, pois esse caminho lhe dará a maturidade para você lidar com os propósitos de Deus.

6. A ênfase na visão: Gerando vidas em Cristo e cuidando delas com excelência – muito importante motivar aos discípulos/as que precisam multiplicar novos/as discípulos/as para Jesus;

7. Anúncios – divulgar a agenda da igreja local;

8. Comunhão – um lanche após o término. Traz relacionamento e gera laços.

 

 

 

 

Pr. Rafael Bernardo

 

 

 

Anotações

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo para células - o amor que constrange

Estudo das células - Da série: O poder da unidade na igreja

Estudo das células - Gratidão como ato de reciprocidade e resposta a Deus